Homossexualismo 1


Parte 1 – Textos (in)diretos

O acalorado debate sobre a prática homossexual ganhou enorme notoriedade no Brasil nas eleições passadas e em episódios correlatos devido especialmente à contribuição de Silas Malafaia. Sua oposição ao projeto de lei 122/06, o destacou como o maior oponente do homossexualismo no Brasil.

[Peço ao leitor que observe o meu cuidado em separar a prática homossexual daquele que a pratica. Essa é a forma que encontrei de harmonizar o que escrevo com a verdade do Evangelho que nos faz concluir que Deus ama o pecador, mas abomina o pecado. Deus não negocia Seus princípios com ninguém e Ele não vai considerar certo um comportamento que é errado pelo simples fato da sociedade considerá-lo certo. Pecado para Deus será sempre pecado e santidade será sempre santidade.]

Em meio a todo o clima de tensão gerado, decidi escrever algumas coisas que considero relevante. Antes de tudo, devo lembrar ao leitor que tenho compromisso apenas com Deus e com Sua Palavra e não abrirei mão de expor a verdade e jamais negociarei os princípios do Reino de Deus. Muito daquilo que se denomina fundamentalismo religioso é a mais pura verdade do Evangelho de Cristo. Devemos distinguir entre os erros humanos de preconceito e racismo dos princípios espirituais estabelecidos por Deus. Ficar do lado dos princípios genuínos do Evangelho não é ser fundamentalista religioso, é ser espiritual. Contudo, devo lembrar também que não tenho compromisso com nenhum sistema religioso autoritário que não sabe falar a verdade sem criar um ambiente de guerra. Pretendo expor o que penso da melhor maneira que eu encontrar e espero que o leitor tenha sensatez e equilíbrio para considerar o que escrevo sem se desesperar.

Neste momento inicial, destacarei apenas textos bíblicos que considero ser indispensáveis nesta questão. São passagens das Escrituras que podem ser classificadas como indiretas, mas que possuem relação com o assunto. São elas:

Gn 1.27; 2.18,21-24; 5.1,2: O que Deus criou! Homossexualismo não é invenção divina!
"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." "Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados."

Is 5.20: alerta aos hereges!
"Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!"


Is 30.8-11: recusa para dar ouvidos à verdade!
“Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente. Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor. Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões; desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; não nos faleis mais do Santo de Israel.”
Mt 4.5-7: estratégias de Satanás para o engano!
"Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus."

Mt 10.16: vigilância indispensável!
"Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas."

Mt 22.29: as duas fontes de erro - ignorância do logos e do rhema!
"Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus."

A ignorância do logos é o não conhecimento das Escrituras ou a deturpação da mesma. A ignorância do rhema é o desconhecimento do que o poder de Deus pode fazer na vida de um homem. Quem conhece a Bíblia sabe que Deus não aprova a prática homossexual e quem conhece o poder de Deus sabe que um homossexual pode ser transformado. Pensar que Deus é incapaz de transformar um homossexual é sinal da ignorância do Seu poder.

At 17.10-12: a nobreza da avaliação!
"E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens."

At 20.29,30: hereges na igreja!
"Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles."

Rm 16.17,18: como tratar hereges declarados!
"Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos."

I Co 14.20: inteligência espiritual!
"Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos."

II Co 11.13-15: estratégias de Satanás!
"Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras."

Gl 1.6-9: penere o que você lê e ouve!
"Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,  o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.  Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema."

Ef 4.14: firmeza doutrinária!
"para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro."

I Tm 4.1-5: espíritos enganadores e ensino de demônios - identifique-os e rejeite-os!
"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado."

Tt 1.10,11: posicionamento da igreja!
"Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância."


II Tm 4.2-5: recusa em ouvir a verdade prenunciada!
prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.”
II Pe 2.1-3; 3.17: punição para os hereges!
"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." "Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;"
 
I Jo 4.1-3: avaliação dos espíritos!
"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo."

Esses textos servem como um pano de fundo para a questão da homossexualidade à luz da Bíblia. O meu maior objetivo é que o leitor não seja enganado e esse também é um dos maiores objetivos da Bíblia. Portanto, me permita fazer alguns comentários iniciais:

a) Destaquei o texto de Gn 1.27; 2.18,21-24; 5.1,2 por uma simples razão: enfatizar o que Deus criou! No projeto divino, não há uma alternativa diferente da relação heterossexual. O que procede de Deus como plano e criação original é homem e mulher (macho e fêmea). Em nenhum lugar das Escrituras, Deus é apresentado como o criador de relações homossexuais (ainda que haja alguma relação homossexual mencionada na Bíblia). Por isso Jesus disse: "o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mt 19.6). A pergunta que faço é: o que Deus uniu? Que tipo de ajuntamento foi promovido por Deus e não pelo homem? Qual foi a proposta original de Deus quando Ele planejou, idealizou, arquitetou e manifestou a família? Há muita gente mal intencionada atribuindo à Deus uma invenção humana. A proposta de Deus é unir homem e mulher, a dos homens vai além disso. Eu fico somente com a proposta divina!!!

b) Mencionei Is 5.20 por ter observado debates na TV e textos na internet de homens que usavam as Escrituras para legitimar a prática homossexual. Fiquei profundamente decepcionado com essas pessoas, pois elas sabem que estão erradas mas fingem que estão certas e acabam conduzindo ao erro muitos ingênuos. Quem quiser defender a prática homossexual use qualquer recurso menos a Bíblia. Me senti ofendido por ver gente manipulando as Escrituras ao empregar um malabarismo teológico fajuto, mas que para muitos que não possuem discernimento, é uma manobra legítima. O texto de Is 5.20  serve de alerta e aviso para aqueles que transformam a verdade de Deus em mentira. Não é qualquer homem que deve ser ouvido só porque está usando a Bíblia. Como veremos a seguir, o próprio diabo usou as Escrituras para fazer Jesus pecar. Pense sobre isso: É POSSÍVEL USAR A BÍBLIA PARA LEVAR ALGUÉM A COMETER PECADO!!! Infelizmente muita gente não sabe disso e está sendo enganada por sua ingenuidade. Fique esperto: Deus não vai aceitar o errado como certo apenas porque a sociedade aceita. Ele não vai considerar o amargo como doce simplesmente porque homens estão usando a Bíblia para isso. Pelo contrário, Sua Palavra para esse caso é "Ai dos que agem assim!". Lembre-se querido: A BÍBLIA É UM LIVRO MANIPULÁVEL! Não se deixe levar por pessoas que manipulam as Escrituras com uma teologia irresponsável. Portanto, se precisa de esclarecimento, peça diretamente a Deus e Ele responderá!

c) O texto de Mt 4.5-7 deixa bem claro uma das verdades mais importantes no mundo espiritual: o diabo usa a Bíblia!!! Uma das estratégias mais eficazes de Satanás é associar uma mentira com a verdade do Evangelho e deixar sutilmente despercebido de modo a enganar os incautos. É por isso que devemos ter cuidado redobrado com o que lemos, vemos, ouvimos e ponderamos. Se o diabo sabe que você não abre mão daquilo que está escrito na Bíblia (exatamente como fez Jesus), então ele tentará usar a própria Bíblia contra você para induzi-lo ao erro. Para se proteger contra essas artimanhas é importante que você ore, esteja vinculado a uma boa igreja local e que medite profundamente nas Escrituras. Se associe com pessoas comprometidas com Deus! Peça a Deus esclarecimento e se você é sincero Ele certamente te responderá. É por isso também que citei o texto de Mt 10.16, onde Jesus fala sobre a prudência da serpente e a simplicidade da pomba. A prudência é para você não engolir tudo que lê e ouve! Medite, pondere, considere, analise, avalie. Seja humilde diante de Deus e Ele te dará luz sobre isso que estou falando!

Os textos de Mt 22.29; At 17.10-12; At 20.29,30; Rm 16.17,18; I Co 14.20; II Co 11.13-15; Gl 1.6-9; Ef 4.14; I Tm 4.1-5; II Tm 4.2-5; Tt 1.10,11; II Pe 2.1-3; 3.17; I Jo 4.1-3, estão todos relacionados com a identificação de heresias e o combate às mesmas. A IGREJA NÃO PODE FICAR INDIFERENTE, ELA DEVE SE POSICIONAR!!!

O leitor deve buscar discernimento à respeito da verdade para não ser arrastado ao erro. Falsos argumentos bem arquitetados não são triviais de identificar e desmascarar. É por isso que faço esse alerta.

Em breve postarei mais uns textos bíblicos e adicionarei comentários de como encaro essa questão.

Um abraço a todos!

Marconi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A sutil diferença entre pregar e ministrar

A sutil diferença entre nascer de novo e se converter

Humildade não é mediocridade!