A estupidez da ignorância!

http://kdfrases.com/frase/131053 

        Se tem uma coisa que aprendi com certo cuidado foi fazer silêncio a respeito de assuntos que não tenho nenhum conhecimento. É chato ver uma pessoa dando um parecer sobre um tema que não possui base mínima para emitir qualquer opinião. Neste sentido, fico profundamente irritado quando vejo pastores e ministros falando da ciência e da pesquisa científica com desdém. Não sabem absolutamente NADA de ciência, não compreendem a enorme contribuição que ela dá para o avanço da humanidade e falam tolices e besteiras descomunais!
        A pesquisa científica é inquestionavelmente uma das atividades mais nobres praticadas pela humanidade. Seria impossível enumerar aqui todos os benefícios que a pesquisa científica proporcionou ao homem, mas podemos citar alguns brevemente: o raio-X, a penicilina, o domínio no transplante de órgãos, o domínio das técnicas de agricultura, o desenvolvimento da escrita, as vacinas, as fontes renováveis e não poluentes de energia, o tratamento da água e do esgoto sanitário, a ressonância magnética nuclear e a magnetoencefalografia, etc.
        Nesse ponto posso ser muito criticado por várias pessoas, pois é sabido que avanços científicos também são usados para o malefício do homem. Contudo, deve-se ter em mente a diferença entre a ciência e cientistas. A ciência é um recurso, um meio e não um fim, e seu uso depende dos interesses humanos que nem sempre são escrupulosos. Não se pode culpar a ciência pelo uso indevido da mesma, a culpa neste caso recai sobre os governos. Infelizmente há muita pesquisa financiada com recursos militares e para fins bélicos, mas isso não apaga o brilho da ciência. O leitor deve ser cuidadoso e saber distinguir entre a ciência em si mesma e seu uso por homens inescrupulosos.
        Recentemente ouvi de um pastor uma declaração tola e infeliz, onde ele supunha que a ciência não pode oferecer soluções concretas ao homem. Uma asneira colossal! A ciência não pode perdoar seus pecados, redimi-lo, salvá-lo e nem lhe dar paz interior, mas ela pode promover avanços no tratamento de doenças orgânicas e psíquicas, na colonização de áreas inóspitas, na obtenção de novas fontes limpas de energia, etc. É estúpido ver homens de Deus desprezando ignorantemente a ciência e quando se encontram enfermos recorrem imediatamente a ela! Quantos pastores, bispos, ministros, apóstolos, profetas, semideuses, etc. você já viu recorrerem a tratamentos médicos avançados quando estão doentes? E como você acha que tais tratamentos médicos foram desenvolvidos, com jejum e oração? Com leitura bíblica, vigília e cursos eclesiásticos? Com evangelismo, frequência nos cultos da igreja e comprometimento com instituições religiosas? Para os bobinhos que não sabem, Deus age fora das 4 paredes religiosas institucionalizadas e abençoa o homem em vários ramos de atividade, inclusive na ciência. Graças a Deus pela medicina e graças a Deus por aquela ciência que é desenvolvida visando beneficiar a humanidade e torná-la uma civilização melhor. Veja um belo exemplo no vídeo mostrado abaixo.

Mulher ouve pela 1ª vez após implante de um dispositivo! 
       
     Para aqueles que ignoram as ações de Deus fora da institucionalização eclesiástica, veja o que Paulo escreveu em I Tm 2.1,2. Nesta recomendação, Paulo destaca que uma vida tranquila e mansa pode ser proporcionada quando nossas orações e intercessões são direcionadas às autoridades. Ora, de que mansidão e tranquilidade Paulo está falando? Certamente não é de uma paz interior, mas sim de uma paz social! Uma vida tranquila e mansa em nosso país que arrecada zilhões em impostos, pode ser fornecida por investimentos pesados em educação, cultura, esporte, geração de emprego, distribuição de renda, redução de desigualdades, combate implacável à corrupção, etc. Estas coisas naturais podem trazer enormes benefícios para a sociedade e isso não pode ser ignorado pela tolice de pregadores! Deus age também em aspectos naturais de nossas vidas!
        Da mesma forma que é estúpido um cristão que não sabe nada de ciência tentar fazer comentários profundos sobre ela, também é estúpido um cientista que não sabe nada de teologia e filosofia querer falar sobre esses temas, como é o caso de Richard Dawkins. Portanto, caro leitor, ao tentar abordar assuntos dos quais você não domina, a melhor coisa a ser feita é silêncio. Não é vergonha reconhecer a própria ignorância sobre um dado assunto, vergonha é tentar demonstrar um conhecimento que de fato não possui. E mais vergonhoso ainda é fazer afirmações totalmente equivocadas sobre a ciência apenas pelo fato de se achar em posição de autoridade eclesiástica. Alguns pregadores erroneamente supõem que o fato de Deus usá-los poderosamente, dá a eles o direito de falar tolices e asneiras. Deus não vai legitimar suas palermices simplesmente porque te escolheu e te ungiu para uma missão. Ser usado e escolhido por Deus não te dá o direito e a legitimidade de dizer patacoadas. A legitimidade divina sustenta você na missão que Ele te designou e ungiu pra fazer. O que passar disso é de sua responsabilidade.
Isso é o que dá quando a vaidade, orgulho, soberba e arrogância dos pregadores os levam a tentar ser mais do que Deus os chamou pra ser! Acabam falando e fazendo um monte de idiotices! Fique satisfeito com o que Deus tem para você e não enfeite! Não tente ser mais do que realmente você é e do que Deus te chamou pra ser (Rm 12.3). Se Ele te chamou apenas para ministrar a Palavra d’Ele, então ministre a Palavra sem entrar em assuntos e coisas das quais você além de não dominar, não foi chamado para tal. Por favor, leia Jr 23.28!
Por último, tente descobrir por iniciativa própria os benefícios que a ciência trouxe para a humanidade e perceba que ela não é inútil como alguns tolamente afirmam. Lembre-se: a ciência e não os cientistas ou aqueles que fazem uso dela, é que traz benefícios à humanidade! Ainda veremos enormes contribuições benéficas sendo alcançadas pela humanidade através da atividade científica e espero que homens e mulheres de Deus tenham participação nessa jornada. Espero que estes mesmos homens e mulheres de Deus rejeitem as colocações equivocadas de pregadores recalcados que não possuem preparo intelectual mínimo para falar de assuntos que não entendem nada.

Um abraço a todos!

Marconi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A sutil diferença entre pregar e ministrar

A sutil diferença entre nascer de novo e se converter

Humildade não é mediocridade!