Ogivas Nucleares de Deus

Periodicamente, Deus lança sobre a Terra algumas ogivas nucleares visando destruir as obras do diabo e ao mesmo tempo despertar Sua igreja (At 10.38; I Jo 3.8). Nestas ocasiões acontecem coisas extremamente fora do esperado. Eventos como esses pegam todos de surpresa e o que se experimenta nesses períodos dificilmente se repete. Alguns chamam esses episódios de avivamento, um termo apropriado que transmite parte da natureza e das características dessas ocasiões. Há abundante base bíblica que corrobora estes fatos e confirmam as características que os tornam inconfundíveis. Veja por exemplo: Is 44.3; Ez 39.29; Jl 2.28,29; Lc 24.49; Jo 7.38,39; At caps. 1-12; Tt 3.5,6.

 Explosão de uma bomba nuclear!

Diversas características evidenciam a ocorrência de avivamentos. Abaixo segue uma pequena lista daquelas que considero mais marcantes:

  •  Profundo revigoramento espiritual: os motivos que levam as pessoas a estarem na igreja atualmente dificilmente estão relacionados com a nobreza da natureza de Deus. Em sua maioria, as pessoas estão buscando algo através da igreja que não conseguiram empregando outros métodos e caminhos. Porém, durante um genuíno avivamento, Deus não se torna um acessório, mas o centro de tudo. As pessoas O buscam não pelo que Ele oferece, mas pelo que Ele é. Durante um avivamento puro, as pessoas desenvolvem uma fome insaciável por Deus e por Sua Palavra e as demais coisas nem prestam atenção. Hoje quase não presenciamos mais alguém que queira a Deus acima de qualquer outra coisa.

  •  Ocorrem periodicamente e por um tempo determinado: apesar de não ter feito uma pesquisa exaustiva e rigorosamente detalhada, percebo uma periodicidade na frequência dos avivamentos. Algo similar a estações que ocorrem com objetivos e propósitos bem determinados. Essa é a parte ‘triste’: eles duram períodos definidos e obedecem a estações precisas. Quem dera viver décadas e décadas seguidas de avivamento! Como não sou historiador dos avivamentos, não sei calcular a periodicidade. Porém, se todos os avivamentos que a igreja experimentou forem mapeados no tempo e no espaço, provavelmente haverá um padrão e talvez seja possível prevê quando e onde ocorrerá o próximo. Eis um belo trabalho a ser realizado.

  • São precedidos por anos de oração, quebrantamento e arrependimento: pelo que muitos relatos apresentam, os grandes avivamentos foram precedidos por vidas inteiras dedicadas à oração e intercessão. O reconhecimento de nossa própria miséria, a confissão de pecados e uma forte consciência de dependência de Deus, nos colocam numa posição de grande humilhação diante do Senhor. Assim quebrantados, a possibilidade de orar intensamente clamando a Deus por Sua visitação é grande. O orgulho, a vaidade, o dinheiro, as riquezas, etc. preenchem o coração de muita gente que se afastam de Deus sem perceber. Quando caem em si, percebem a vida miserável que estão vivendo e correm para os pés do Senhor. Isso coincide muito bem com a Palavra que diz:se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. (II Cr 7.14) Veja a sequência que esse versículo apresenta e note como se assemelha a inúmeros relatos que precederam avivamentos.

  • Normalmente, são marcados por grandes evangelistas: em muitos casos, grandes avivamentos mundiais tiveram personagens centrais. Em geral, evangelistas que operavam na cura e no ministério da Palavra. Muitos nomes podem ser citados: George Whitefield, Charles Finney, Smith Wigglesworth, William Seymour, Charles Parham, Kathryn Kuhlman, William Branham, Oral Roberts, etc. Estes irmãos foram usados por Deus de maneira poderosa e sobrenatural em tempos de grande visitação do Senhor. Hoje em dia há alguns nomes (inclusive no Brasil) que evidenciam certa chama do avivamento. Provavelmente, chegou a vez da América Latina entrar para o cenário mundial dos avivamentos!

  •  As pessoas que se convertem durante um avivamento dificilmente se desviam: essa é a característica com a qual eu mais simpatizo. Durante anos de Evangelho, tenho presenciado muita gente vir a Cristo com uma velocidade impressionante, mas na mesma medida se distanciam d’Ele. Para essas pessoas, a igreja é apenas uma UTI na qual após saírem do estado de emergência abandonam a fé que tanto as ajudou. Por outro lado, pessoas que se convertem durante um período de avivamento raramente abandonam a Cristo ou a igreja por qualquer motivo que seja. Passam décadas a fio sendo fiéis ao Senhor, independente das modas passageiras que a igreja viva. Estas pessoas não vivem em função de ídolos, de movimentos, de shows, de método e estratégias. Em geral, elas vivem em função de uma Palavra que alimente profundamente seus espíritos e que se recusam a ouvir enchimento de linguiça. Hoje em dia você encontrará pouquíssimos com esse perfil.

  •  Muitas vezes ocorrem de maneira específica: este é um aspecto pouco comentado. Boa parte dos registros dos avivamentos deixa claro que eles não são tão homogêneos assim. Embora pareça contraditório, é possível constatar que alguns avivamentos ocorrem em áreas específicas. Por exemplo: avivamentos de cura, avivamento interno vivenciado pela igreja e pelo seu retorno aos princípios da Palavra, avivamento de conversões onde muitos pecadores se convertem confessando seus pecados, avivamento de ensino da Palavra (com forte foco na doutrina), etc. A Voz da Cura é um exemplo de avivamento específico de curas, sinais, milagres, prodígios e maravilhas. Ocorreu entre as décadas de 40 e 50, e teve duas figuras como líderes principais: William Branham e Oral Roberts. Já o avivamento da rua Azusa pode ser enquadrado naquele tipo que ocorre despertando a igreja para a obra missionária e evangelística. Atualmente o Brasil está vivendo um avivamento de cura no qual apenas um ministro tem se destacado. E o mais curioso é que esse avivamento vem durando alguns anos e não dá nenhum sinal de que irá parar. É algo muito fora do comum!

  • Durante um avivamento, a oração e adoração são muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito intensos: esse é o típico avivamento que atinge a igreja. Nele, a oração, adoração, intercessão, confissão de pecados, etc. são todos muuuuuuuuuuuuuito intensos. O que se observa hoje é algo bastante rotineiro, muitas vezes mecânico e repetitivo. Quando o cenário da mesmice se estabelece, provavelmente a morte espiritual está a caminho. No Reino de Deus não há mesmices e o maná envelhecido não serve pra alimento. Há vinho e azeite novos à disposição da igreja todos os dias! Basta ela priorizar a soberania do Espírito Santo. Lamentavelmente muitas decisões ministeriais e eclesiásticas são tomadas segundo a conveniência humana e não segundo a inspiração divina. Ser ministro do Evangelho hoje virou algo natural e estão substituindo a essência do chamado (onde prevalece a soberania divina) pela troca de favores e acordos humanos. Simplesmente lamentável! É nesse momento que a inspiração some e o que sobra são métodos vazios que não suprem a necessidade espiritual de ninguém e deixam o povo faminto. Desnutrição espiritual e falta de familiaridade com o poder de Deus tem sido frequentes na igreja. Isso por que os dons estão sendo desprezados em função de ativismos políticos no seio da igreja. Seja sincero: fazendo uma avaliação imparcial, em que lugar você tem contemplado o agir do Espírito Santo?

  •  Quem nasceu no fogo não se acostuma com fumaça! Essa é uma parte delicada dos avivamentos. Em geral, quem se converte num período assim dificilmente se satisfaz com algo inferior e acaba ficando um pouco mais exigente, o que leva os ministros a se esforçarem mais para ter um melhor desempenho. Isso é uma via de mão dupla. Por um lado, o saldo é positivo por forçar pregadores a serem mais responsáveis com seus ouvintes. Por outro, as pessoas podem exagerar nas exigências e tornarem-se críticas demais, perdendo a essência da simplicidade e humildade. O fato é que avivamento traz muito resultado, qualitativo e quantitativo. Gerenciar os resultados gerados não é tarefa trivial e novamente exige-se inspiração do Espírito para fazê-lo com eficiência.

  •  Atingem um público específico: isso é muito interessante. Em muitos avivamentos, o público alcançado parece ter sido predestinado àquele evento. Um povo, um país, uma cidade, um bairro, um estado, etc. Muitos avivamentos parecem ter sido direcionados para uma data, local e pessoas previamente escolhidas. Como resultado dessa escolha, muitos frutos são colhidos, em particular, muitos missionários e evangelistas vão pelo mundo levando a Palavra que receberam no avivamento e muitas igrejas e ministérios são estabelecidos. Caso não tivessem experimentado esse poder no avivamento, dificilmente teriam se tornados grandes homens e mulheres de Deus.


As características mencionadas acima são gerais e pode ser que eu tenha esquecido algumas. Sugiro que o leitor consulte material sobre o tema e verá que avivamento é um dos mais importantes acontecimentos que ocorrem no seio da igreja. É uma espécie de reabastecimento que proporciona enormes benefícios para a igreja. Alguns eventos naturais exemplificam de modo aproximado o que ocorre durante um avivamento. Palavras como terremoto, maremoto, avalanche, vendaval, tempestade, big bang, etc. dão uma ideia moderada do que ocorre no Reino de Espírito. É como se Deus lançasse meteoros no império das trevas e devastasse as obras do diabo. Particularmente, vivo na expectativa de um grande avivamento que ocorrerá a qualquer momento!

Um abraço a todos.

Marconi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A sutil diferença entre pregar e ministrar

A sutil diferença entre nascer de novo e se converter

Humildade não é mediocridade!