Olavo de Carvalho


       O professor Olavo de Carvalho é uma das mentes mais brilhantes que eu conheço. Devo a ele meu enorme interesse pela filosofia e o despertar de uma nova forma de análise dos fatos e da realidade que me cerca. O texto abaixo eu selecionei como uma amostra de sua incrível habilidade e discernimento. Quem dera 10% da população brasileira compreendesse estas palavras do professor Olavo!!!
       O nível dos debates em território nacional é sofrível, justamente pelo fato dos indivíduos ignorarem um princípio fundamental: a indispensável dedicação de anos à análise, pesquisa e investigação. As mentes tolas querem abordar assuntos a respeito dos quais não possuem o mínimo de conhecimento. É irritante observar tal processo se repetindo continuamente. A depender do tema, são necessárias décadas de estudo para assimilá-lo de forma moderada. Mas no Brasil, os palpiteiros do facebook acham que dominam com maestria perspectivas complexas depois de lerem uma ou duas postagens.
       Por favor, leiam e aprendam com o professor Olavo.



"Compreender uma filosofia não se resume em ler as obras de um filósofo e julgá-las segundo uma reação imediata ou as opiniões de um professor. É impregnar-se de um modo de ver e pensar como se ele fosse o seu próprio, é olhar o mundo com os olhos do filósofo, com ampla simpatia e sem medo de contaminar-se dos seus possíveis erros. Se desde o início você já lê com olhos críticos, buscando erros e limitações, você está reduzindo o filósofo à escala das suas próprias impressões, em vez de ampliar-se até abranger o “universo” dele. Erros e limitações não devem ser buscados, devem surgir naturalmente à medida que você assimila novos e novos autores, novos e novos estilos de pensar, pesando cada um na balança da tradição filosófica e não da sua incultura de principiante."
Olavo de Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A sutil diferença entre pregar e ministrar

A sutil diferença entre nascer de novo e se converter

Humildade não é mediocridade!