Tratamento precoce não é cura precoce!

 

        Apesar de todo aspecto político que infelizmente contaminou o combate à pandemia, é possível distinguir entre insanidade ideológica e procedimentos médicos milenares. É absolutamente inaceitável ser contra o tratamento precoce da covid-19 simplesmente por que o conjunto de fármacos usados teve indicações e campanha do presidente Bolsonaro.

        É uma prática milenar o uso off-label de medicamentos, procedimento sem o qual várias doenças não teriam recebido tratamento. O leitor deve estar atento para a sutil diferença entre tratamento precoce e cura precoce. Muitas doenças não possuem cura, porém tem tratamento.

        Nessa abordagem, o objetivo é oferecer ferramentas ao organismo para se defender contra o vírus. Os fármacos podem não combater diretamente a doença, mas podem mitigar seus efeitos e oferecer ao corpo condições de vencer a enfermidade. A busca por esses medicamentos é tão legítima quanto a pesquisa pelas vacinas.

        Tratar precocemente os pacientes vítimas da covid-19 não implica em ser contra a vacina ou contra as medidas sanitárias. Nada é dispensável na luta contra esse vírus. O uso de máscara e de álcool gel juntamente com o reforço da higiene e do distanciamento social continuam válidos. Uma coisa não exclui a outra. Da mesma forma as vacinas.

        Contudo, com base nas vacinas e nas regras sanitárias, não é coerente dispensar o tratamento precoce. Nenhuma doença deve ser tratada apenas quando estiver em estágio avançado. É praticamente suicídio ficar em casa e só procurar o hospital quando o pulmão estiver cheio de coágulos.

        Apesar de muitos afirmarem que não há tratamento precoce, resultados relevantes estão sendo obtidos com uma série de medicamentos e suplementos que atuam em conjunto. Eis alguns:

- hidroxicloroquina

- cloroquina

- azitromicina

- ivermectina

- vitamina D

- vitamina C

- zinco

- nitazoxanida

- proxalutamida

- povidona iodada

- bromexina

- remdesivir

.

.

.

        Vários estudos estão em andamento na busca por fármacos e tratamentos mais eficientes. É preciso também levar em conta o conceito de sinergia farmacológica, ou seja, certos medicamentos em conjunto apresentam resultados exponencialmente melhores do que se usados isoladamente.

        A seguir indico algumas referências com a finalidade de mostrar que não se trata de amadorismo a tese de tratamento precoce da covid-19:

 

- ivermectina: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214750021000445

 

- nitazoxanida: https://erj.ersjournals.com/content/early/2020/12/17/13993003.03725-2020

 

- vitamina D: https://www.nature.com/articles/s41598-020-77093-z.pdf

 

- hidroxicloroquina: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2665-9913%2820%2930227-7

 

- zinco: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0924857920304258?via%3Dihub

 

- proxalutamida: https://www.cureus.com/articles/52299-proxalutamide-significantly-accelerates-viral-clearance-and-reduces-time-to-clinical-remission-in-patients-with-mild-to-moderate-covid-19-results-from-a-randomized-double-blinded-placebo-controlled-trial#

 

        Os estudos mais promissores apontam para o uso combinado dos fármacos e não de forma isolada.

Além de tudo considerado acima, é esperado que o médico faça de tudo para salvar o paciente com base nas evidências mais recentes. Uma oposição cega e ideológica ao tratamento precoce jamais deveria ser considerada.

Portanto, caro leitor, caso você seja diagnosticado com a covid-19, considere a possibilidade de se consultar com algum médico disposto a salvá-lo independente de posições políticas e ideológicas.

Faça uma pesquisa na internet e nas redes sociais e certamente encontrará profissionais sérios – e não curandeiros – dispostos a ajudá-lo da melhor forma possível.

Adote as medidas sanitárias, use máscara, mantenha a higiene e o distanciamento social, use o álcool gel e quando chegar a sua vez, tome a vacina. Porém, caso apresente os sintomas da doença, não aguarde que eles se agravem, procure tratamento imediato.

Beba muita água, pratique exercícios físicos, durma bem, tome banho de sol, se alimente corretamente e considere adotar suplementação com vitamina D, zinco, vitamina C, açafrão etc. Faça uma pesquisa cuidadosa sobre alimentos que fortalecem a imunidade e adote novos hábitos alimentares. Neutralize qualquer possibilidade de ser uma vítima da covid-19, e caso seja contaminado, inicie tratamento imediato.

Um abraço a todos.

Marconi

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A sutil diferença entre pregar e ministrar

A sutil diferença entre nascer de novo e se converter

Humildade não é mediocridade!