Não continue a perseguir um sonho que não energiza mais você. (Mike Murdock)







        A vida se divide naturalmente em fases e ciclos. Em geral o encerramento de uma fase coincide com o nascimento de outra, o fechamento de um ciclo culmina no início de outro. Quem dera eu tivesse esse entendimento anos atrás!
        Você deve desenvolver a habilidade de reconhecer e discernir essas fases e estações, e saber aceitá-las sem transtorno. Sonhos que não acendem mais a chama em persegui-los, metas que não mais estimulam e alvos que não mais te motivam, devem ser abandonados. Costumo pensar que um período de 10 a 15 anos dedicado a certos propósitos é suficiente para você avaliar se está caminhando na direção certa. Indícios devem se manifestar durante esse tempo de modo a reforçar seu alvo ou levá-lo a mudanças.
        A vida é dinâmica o suficiente para renovar perspectivas e encorajar novas conquistas. Emoções e lembranças velhas não servem como combustível. Identifique o que te motiva hoje. Pessoalmente, acredito em quatro fases temporais na vida de uma pessoa comum: 0-20, 20-40, 40-60 e 60-80. Quatro períodos de 20 anos cada. Alguns conseguem adicionar mais duas décadas, 80-100, mas são raros. A separação que fiz acima não significa necessariamente um calendário divino. Deus tem seu próprio tempo para cada um dos seus filhos e você deve descobrir o seu. Propus apenas um intervalo entre estágios que identifiquei na minha própria história.
        Com base nas Escrituras você encontra homens de Deus que experimentaram ciclos e estações muito claros. Veja o exemplo de Moisés. A vida do maior arquétipo de Cristo se divide em três etapas distintas de 40 anos cada:
- 40 anos no Egito: At 7.23-29
- 40 anos cuidando de ovelhas: At 7.29-35
- 40 anos guiando o povo: At 7.36
        Moisés ainda tinha crédito de 40 anos de triunfo para entrar com o povo na terra prometida por Deus (Êx 33.1-3; Dt 34.1-7), porém, estourou os limites quando feriu a Rocha no lugar de falar com Ela (Nm 20.7-12; Dt 32.48-52).
        Outro exemplo é José. Não temos a mesma periodização detalhada como aquela de Estêvão em Atos 7 sobre Moisés, mas percebemos estações bem caracterizadas,
- primeiro com a família: Gn 37.1-28
- segundo com Potifar: Gn 37.36; 39.1-19
- terceiro na prisão: Gn 39.20-41.14
- quarto no trono: Gn 41.38-57
        Eu poderia mencionar vários exemplos aqui, mas não é este o objetivo. Quero apenas estimular o leitor e encorajá-lo a discernir as estações de Deus para sua vida e lembrá-lo que em cada uma delas será preciso o desenvolvimento de muitas virtudes. Para garantir o sucesso você deve ser paciente, resiliente, perseverante, vigilante, perspicaz, atencioso, corajoso, humilde, inteligente etc.
        O calendário de Deus para a sua vida deve ser descoberto por você mesmo através da oração, meditação e boas associações. Não atropele as etapas, não fuja de fases importantes por mais difíceis que pareçam. Evite antecipações e postergações. Procure não comparar sua vida com a de ninguém, isso não é saudável. Cada um tem o seu ritmo de produtividade. Na caminhada com Deus, há tempos de aceleração e tempos de reduzir velocidade. Discirna o que se aplica a você em cada momento (Ec 3.1-8). Viver querendo dar satisfações demais a todo mundo também pode ser muito prejudicial. É importante ter alguém a quem prestar contas, mas não pode ser muita gente. Palpiteiros que não conhecem você e sua história não merecem atenção.
        O fato é que você não deve se ressentir do passado, nem lamentar o presente ou ter medo do futuro. Gerencie suas emoções e pensamentos e descanse em Deus (Sl 46.10; Fl 4.6,7), Ele dará o direcionamento correto para cada momento de sua caminhada (Pv 16.1-4; Is 30.21; Jr 29.11-13; Rm 8.14; Hb 12.1,2). Há uma carreira, uma trajetória, um caminho, um plano de Deus para você. Esse projeto não é atrapalhado, bagunçado, desordenado, confuso. De forma nenhuma! Ele é o Deus da ordem, organização e produtividade (I Co 14.33; Tg 3.17,18). Confusão, desordem, perturbação, desorientação etc. não procedem de Deus. Por isso você deve buscar clareza, lucidez, percepção e orientação divina (Ef 3.17-20). Ele não vai deixá-lo sem direção, pois é um Pai amoroso, você não vai ficar perdido.
        Ansiedade, medo, precipitação, preguiça, vaidade, arrogância, petulância, pânico etc. podem atrapalhar você. Para evitar tudo isso entregue-se à oração, meditação, frequência nos cultos da igreja, e tenha a companhia de pessoas de Deus. Se distancie de gente nefasta, maligna, cujo único propósito é arruinar carreiras brilhantes. Tem gente especialista em roubar alegria e abortar sonhos. Identifique-os e se distancie deles. Deus ainda tem muitos presentes para compartilhar com você. Esteja pronto.

Um abraço a todos.

Marconi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A sutil diferença entre pregar e ministrar

A sutil diferença entre nascer de novo e se converter

Humildade não é mediocridade!